Um fundo de investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Um fundo é organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas em circulação. Em outras palavras é como um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários.
Estão subdivididos em:
Estes fundos aplicam parte dos recursos em títulos de renda fixa pós e pré-fixados. São chamados de renda fixa porque apresentam normalmente em suas carteiras uma participação maior de papéis pré-fixados ou indexados à índices de preço. Em um cenário de oscilação na taxa de juros, podem apresentar uma rentabilidade diferente a de um fundo DI, caso tenha títulos pré-fixados que compõem sua carteira.
Os fundos multimercados se caracterizam por terem uma carteira diversificada. Geralmente eles aplicam recursos em diversos mercados como o de juros, câmbio, ações e papéis da dívida brasileira emitidos nos mercados interno e externo.
Estes fundos se caracterizam por terem no mínimo 67% de sua carteira alocados em ações, e geralmente não opera em outros mercados.
Os fundos cambiais tem como objetivo manter uma gestão ativa nos mercados de juros e câmbio, buscando rentabilidade superior a taxa de câmbio referencial.
Acesso a mais de 300 fundos de investimento dos melhores gestores de recursos do país com apenas um único cadastro.
Vantagens |
|
Diversificação |
|
Gestão Especializada |
|
Liquidez |
|
Praticidade |
|
Redução do custo de corretagem |
Responsável pela constituição do Fundo, pelo seu funcionamento, pelos aspectos jurídicos e pela prestação de informações à CVM, o administrador defende os interesses dos cotistas.
Responsável por acompanhar o mercado e definir a estratégia de montagem da carteira, segundo os objetivos e a política de investimento presentes no regulamento. Busca definir os melhores momentos de compra e venda de ativos financeiros, seleção de papéis e alocação, buscando o maior lucro possível.
Responsável pela venda das cotas do Fundo. O papel do distribuidor pode ser desempenhado pelo próprio administrador ou terceiros contratados por ele.
Responsável por realizar uma auditoria independente, avalia a escrituração contábil do fundo, buscando dar maior credibilidade às informações divulgadas, bem como maior segurança aos cotistas.
Responsável pela “guarda” dos ativos do Fundo de Investimento. Responde pelos dados e pelo envio de informações do Fundo aos gestores e administradores. Ou seja, responde pelo registro, liquidação e exercício dos direitos e obrigações dos ativos que compõe a carteira.
Importante:
Os fundos de investimentos aqui relacionados não são geridos ou administrados pela XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S/A (“XP Investimentos Corretora”). A XP Investimentos Corretora atua como distribuidora das cotas dos fundos, sendo a distribuição realizada no formato por “conta e ordem” previsto na Instrução Normativa 409, da Comissão de Valores Mobiliários. Os fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Reforçamos que rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor.